Duvidas...

Tire suas dúvidas e dê sua dica sobre montagem de aquários doces ou marinhos e seus equipamentos.

Moderador: Moderadores

Duvidas...

Mensagempor rafael_ganryu » 03/10/2006, 21:58:20

Fala galera, tudo bom?

Tenho algumas duvidas:

Mandei fazer sob medida um aqua de 120cmX20cmX45cm de altura.
Com vidro de 6mm. Tem apenas a trava central.
Uma das duvidas é se este aqua está seguro em termos de resistência nessas medidas. O Sr. que montou ele pra mim, me garante que não da problema.

Outra duvida:

Esse aquario tem Dry\wet ao lado (são 110cm de aqua + 10cm de dry-wet) como ele tem 100L precisaria movimentar no mínimo 500L/H correto?! Qual bomba eu devo usar? Que seja bem silenciosa pois ele fica ao lado da minha cama! Rs

Bom galera, obrigado desde já!

Abraço a todos!

Rafael :p
rafael_ganryu
Nível 3
Nível 3

Mensagempor Maeda » 03/10/2006, 22:22:42

Olá, Rafael.

Inicialmente, seja bem-vindoao fórum :mrgreen:

Quanto às medidas do seu aqua, achei meio estranha a medida de 20cm. Seria isso mesmo? Tenha em mente que não poderá manter peixes muito grandes.
Outro fator é que vc precisa ver o tamanho das lâmpadas para ver se deve aumentar um pouco o comprimento. Já pensou se ficar faltando apenas um pouco para caber uma lâmpada de 40watts?

Quanto à espessura, considere que o que determina a espessura do vidro é a altura do aqua, ou seja, mesmo que ele tenha 1,20x0,20, o que faz pressão é a altura de 0,45. Eu recomendaria no mínimo o vidro de 8mm. Eu já tive uma péssima experiência desse tipo com um aqua marinho e foi água salgada pela casa toda. O vidraceiro que tinha garantido o serviço não quis manter a palavra e tivemos que dividir o prejuízo do vidro. Os peixes, eu acabei perdendo.

Caso ainda tenha a opção de escolher a espessura, pense a respeito.

Quanto à bomba, vamos esperar alguém com mais experiência em bombas pra te responder, uma vez que a minha fica no laguinho e eu não sei se incomodaria próximo a uma cama :roll:

Um abraço.
Imagem Imagem Imagem
Maeda
Nível 5
Nível 5

Mensagempor rafael_ganryu » 03/10/2006, 22:32:51

Olá Maeda,

obrigado pela resposta.

Então, ele tem apenas 20cm de largura pois fica em cima de uma mureta ao lado da minha cama. Realmente não vou poder colocar peixes grandes, mas só pensei em pequenos mesmo, como Colisas e Rasbora Anã.

Infelizmente o aqua já foi montado, e agora só me resta contar com a sorte, vou enche-lo num local seguro para ver se acontece alguma reação, tipo barriga e tal.
Ai posto o resultado, se tiver que acontecer algo é na hora que encher ou demora?

Abraços.
rafael_ganryu
Nível 3
Nível 3

Mensagempor Maeda » 05/10/2006, 03:15:26

Rafael,

Pense de maneira positiva. :mrgreen:

No meu caso aconteceu um mês depois, mas isso não é regra. Em todo caso, veja se consegue uma nota fiscal ou recibo para se garantir, mas, como já tinha dito há pouco, pense de modo positivo.

Abraço.
Imagem Imagem Imagem
Maeda
Nível 5
Nível 5

Mensagempor Tioayres » 05/10/2006, 11:12:31

Rafael concordo com o que o Maeda colocou. Poca largura e muita altura. Quanto ao travamento, costumam não dar problemas, mas ainda assim é bom ficar de sobreaviso inicial visto que seu aqua já esta montado.
Já deves saber qua irá deixa-lo ciclando por vários dias posranto se algo tiver que acontecer será nesse período, mas isso não é regra, poderá acontecer algo depois, pois acidentes nunca marca hora. :wink:

Espero que mande uma foto para o apreciarmos. :p
Um cordial abraço "laguista" do Tioayres.
Divulguem o termo laguista, ele foi ratificado em pesquisa na web.
Tioayres
Nível 5
Nível 5

Re: Duvidas...

Mensagempor Matheus » 05/11/2008, 22:45:09

Olá !!!gostaria de saber se posso utilizar uma caixa d'agua de plastico para criar platy,espada e molinesias??
respondam o mais rapido que puder obrigado a tds
Matheus
Nível 1
Nível 1

Mensagempor hobbylan » 05/11/2008, 22:54:26

Matheus escreveu:Olá !!!gostaria de saber se posso utilizar uma caixa d'agua de plastico para criar platy,espada e molinesias??
respondam o mais rapido que puder obrigado a tds

Não vejo problemas, eles são peixes fáceis de criar e não são exigentes.
hobbylan
Administrador
Administrador

Mensagempor Tioayres » 05/11/2008, 23:15:29

Matheus, seria interessante acrescentar um pequeno filtro na caixa dágua para melhorar a qualidade da água e oxigena-la. :wink:
Tioayres
Nível 5
Nível 5

Mensagempor hobbylan » 06/11/2008, 12:38:00

Tioayres escreveu:Matheus, seria interessante acrescentar um pequeno filtro na caixa dágua para melhorar a qualidade da água e oxigena-la. :wink:

Exatamente, quando falou da caixa dágua, pensei que se referia apenas ao espaço, mas ela tem que ter oxigenação, tratamento da água e os demais cuidados que um aquário necessita. No caso de poecilídeos pegar um pouco de luz solar, ajudará no crescimento de algas, o que ajudará na alimentação dos peixes.
hobbylan
Administrador
Administrador

Mensagempor Matheus » 06/11/2008, 12:56:22

mt obrigado!!!!
Matheus
Nível 1
Nível 1

Mensagempor Matheus » 06/11/2008, 13:08:00

mas tenho outra duvida!!! :D
que filtro posso usar?pode ser aqueles que fica por dentro da aguá e é conectado a bomba?
Matheus
Nível 1
Nível 1

Mensagempor Tioayres » 07/11/2008, 22:39:59

Matheus escreveu:...que filtro posso usar? pode ser aqueles que fica por dentro da aguá e é conectado a bomba?
Eu diria para observar uma circulação de umas 3 a 5 vezes o volume da caixa/aqua e o filtro a usar deve ser capaz de manter uma boa quanlidade da água independente de ser filtro interno ou externo.
Caso tenha alguma habilidade em DIY sugiro que faça o seu próprio filtro pois é bastante simples, basta escolher uma modelo que alguem já desenvolveu e mãos à obra.
Tioayres
Nível 5
Nível 5

Mensagempor Matheus » 16/01/2009, 14:34:54

posso deixar os alevinos na caixa d'agua com os outros?isso é recomendaveu?
Matheus
Nível 1
Nível 1

Mensagempor Tioayres » 19/01/2009, 00:06:16

Matheus escreveu:posso deixar os alevinos na caixa d'agua com os outros?
Geralmente esses peixinhos dão cria de 28 em 28 dias portanto haverá muitos e muitos alevinos e de repente seu aqua´rios poderá ficar pequeno para a população.

isso é recomendaveu?
A questão é saber se você quer que a maioria dos alevinos sobreviva portanto:
1) Pode coloca-los em uma criadeira (com a mesma água) e alimenta-los com comida própria para alevinos = A maioria sobreviverá;
2) Colocar bastante plantas no aqua dando condições para que os alevinos se escondam e os alimentando = Muitos conseguirão sobreviver;
3) Deixa-los juntos com os pais e não se preocupando muito com uma alimentação especial = Talvez uns poucos consigam sobreviver.

E... conte-nos as novidades. :D
Tioayres
Nível 5
Nível 5

Voltar para Montagem e equipamentos