Possuo um nano que ganhei de 47 litros (45x30x35) e o móvel que ele se encontra é ótimo estilo móvel de aquário mesmo e sem precisar fazer uma base comporta até um aquário de 60 cm. Tenho pensado em adquirir um aquário de 60 cm, mas não quero os de 72 litros padrão 60x30x40, estou pensando em um pouco maior um de 84 litros, ai que esta minha duvida
O meu hoje tem 35 cm de altura, o que acho baixo para um plantado, as plantas chegam rapidamente à superfície e da à impressão de não haver espaço para elas crescerem mais.
O que eu pensei foi em um aquário de medidas de 60x35x40, o que daria 5 cm de “quintal” a mais para os peixes e 5 cm a mais de altura. Encontrei aquários a venda, mas ou são 72 litros ou são a medida invertida 60x40x35 ou seja a altura continua a mesma somente a largura aumenta. O padrão que estão utilizando é vidro de 5 mm, estou perguntando também se não devo usar um de 6mm porque não quero travas superiores, talvez uma no fundo do aquário somente para não criar barriga. 5mm comporta ou 6mm é melhor ??
E qual o melhor 35 de altura ou 40? Qual a melhor altura para plantados sem exigir iluminação extra? O que é melhor em um aquário maior largura ou maior altura ?? essa uma das duvidas.
E sem travas quantos milímetros devo usar no vidro ? que não forme barriga.
Quero mais espaço para as plantas, seja para elas crescerem horizontalmente como verticalmente, e os peixes também necessitam de espaço, por isso essas dúvidas.
O que é mais comum por ai ? Aquários de 35 cm de altura não é baixo demais? Já vi aquários de 80 cm com 35 de altura, achei baixo, isso é normal ?
O que aconselham? 60x35x40 que foi o que idealizei, ou 60x40x35 que é o padrão e é fácil de encontrar nas lojas? 60x40x40 esta fora de cogitação ficaria quase um quadradão e o preço mais que dobraria, segundo orçamentos que fiz.
Caso eu tivesse optado por um de 70 cm eu pensei em mandar fazer uma base de 70 cm porque não gostaria que 5 cm de aquário ficasse para fora do móvel, poderia ser perigoso não ? Embora já tenha visto por ai aquário sem base, com alguns centímetros de vidro fora do móvel. Eu penso que com o tempo a pressão da água faria o aquário estourar.
Mas não quero mandar fazer uma base, e tampa de madeira também não quero porque quero um plantado e uma área de contato maior com o ar, então sem tampa. Percebi também que aquários de 70 cm que eram populares nos anos 80 hoje em dia não se encontram mais, o normal é 45, 50,60,80,100, estou correto ??
Talvez para muitos a minha duvida é simples, mas eu penso que quando em duvida é melhor pesquisar, perguntar, do que correr o risco de cometer um erro. Pois quem ira sofrer depois não irá ser eu, e sim os peixes. E aquariofilia antes de tudo é consciência.
Grande abraço